Mantenedora – Colégio São José de Apucarana

Congregação dos Oblatos de São José

A Congregação dos Oblatos de São José é a entidade mantenedora do Colégio estão José. Esta é constituída por religiosos, padres e irmãos e foi fundada por S. José Marello aos 17 de março de 1878 em Asti, na Itália.

Preocupado com o abandono em que viviam os jovens de seu tempo, o Pe. Marello reuniu um grupo de quatro pessoas dispostas a dedicar suas vidas à educação cristã da juventude. Nos anos seguintes muitos outros juntaram-se àquela família. Em 1889 José Marello tornou-se bispo da Diocese de Ácqüi (Itália) e faleceu em 1895, aos 51 anos de idade. No entanto, a família josefina continuou a crescer e espalhou-se pelo mundo todo. Hoje somam mais de 500 membros que se encontram na Itália, Brasil, Peru, Bolívia, México, EUA, Filipinas, Índia, Nigéria, Polônia, Eslováquia e Chile. Os Oblatos de São José (também chamados de “josefinos”) chegaram ao Brasil em 1919, convidados pelo bispo de Curitiba, D. João Braga. Seu primeiro campo de apostolado foi em Paranaguá, onde atendiam todo o litoral paranaense. Hoje estão presentes em várias cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

Fiel ao carisma do seu fundador, os membros desta família religiosa dedicam-se ao apostolado ministerial em inúmeras paróquias nos diversos países onde a Congregação se faz presente e juntamente com o trabalho ministerial nas paróquias, dedicam-se a várias obras de assistência social para a idosos, jovens, adolescentes e crianças, mas destacam-se de maneira especial na formação cristã e humana da juventude através de diversas escolas em cada um dos países onde estão presentes.