Metodologia
O ensino da Educação Física não está restrito ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim de capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada.
Na nova visão da Educação Física escolar, precisamos estar atentos à metodologia que será utilizada no exercício do processo ensino-aprendizagem. Devemos refletir e levar em consideração a heterogeneidade sob todas as formas possíveis. Isso implica em uma série de fatores, os quais o professor deverá ou não considerar para o sucesso do seu trabalho. Podemos dizer que aspectos como lidar com seres humanos em formação, com mutações hormonais, de origem diversas, de formação genética diferente, formas diferentes de educação e o próprio meio em que vivem, passam a interferir de forma decisiva para que o professor tenha que pôr em prática a sua vivência profissional e de vida, a serviço desse processo educativo fazendo-se valer de instrumentos metodológicos que possam atender aos anseios tanto dele, professor, quanto do aluno.
Nas aulas de Educação Física, os aspectos procedimentais são mais facilmente observáveis, pois a aprendizagem desses conteúdos está necessariamente vinculada à experiência prática. No entanto, a valorização do desempenho técnico, com ênfase na desvalorização de conteúdos conceituais e atitudinais e, principalmente uma concepção de ensino que deixa como única alternativa ao aluno adaptar-se ou não aos modelos predeterminados, têm resultado, em muitos casos, na exclusão dos alunos, acarretando assim conseqüências negativas para o processo.
A partir da inclusão, pode-se constituir um ambiente de aprendizagem significativa, que faça sentido para o aluno, no qual ele tenha a possibilidade de fazer escolhas, trocar informações, estabelecer questões e constituir hipóteses.
Na nossa escola, fazemos uso de todos os tipos de aulas possíveis e recursos que venham a enriquecer e motivar os nossos alunos, tais como aulas expositivas, de campo, em equipe e através de palestras.
Aliado a isso, fazemos com que os nossos alunos também criem e construam algumas aulas para que os mesmos vivenciem esse processo e sejam protagonizantes do próprio saber fazer.
Devemos sempre lembrar que o maior motivador para aula é o próprio professor sendo assim a metodologia não funciona como uma receita que se adequa a qualquer turma, mas como mecanismo que nós, professores, dispomos para que, com a nossa habilidade, competência, experiência e visão, possamos saber usá-la da melhor maneira possível em benefício de uma boa qualidade de ensino.