ENSINO MÉDIO – Colégio São José de Apucarana

Coordenação Pedagógica


Matheus Gaspar da Silva
Coordenador Pedagógico

Responde pelo planejamento, organização, acompanhamento, orientação e avaliação dos processos e ações pedagógicas. Em parceria com as Coordenações de Área, a Coordenação Pedagógica atua sobretudo junto aos professores, estimulando e assessorando sua prática numa ação conjunta, buscando garantir e adequar a Filosofia Josefina de Educação aos procedimentos metodológicos harmonizando Fé, Cultura e Vida, visando a uma educação integral de nossas crianças e jovens.

Orientação Pedagógica

Gabriel M Sobrinho
Orientação Pedagógica

Sob a coordenação da Coordenação Pedagógica, responde pela disciplina e movimentação geral dos alunos no Colégio, canalizando todos os seus esforços para que a ação educativa aconteça em um clima de ordem, tranqüilidade e respeito mútuo, despertando e educando para a vivência do estudo, a estima pelos valores morais, o cultivo de suas qualidades pessoais e grupais, tendo em vista a formação de sua autonomia. Atua diretamente com os professores e Coordenadores Pedagógicos na prevenção e controle da disciplina.

Importância de uma Educação de Qualidade

O Ensino Fundamental e Médio é determinante na vida do aluno, pois amplia a sua capacidade de aprender, tendo como meios básicos a leitura, a escrita e o cálculo, assim como compreender o ambiente natural, social, político tecnológico, artístico em que vive e o de estabelecer valores para a sua vida em sociedade.
O desenvolvimento da capacidade de aprender visa à aquisição de competências e habilidades para uma formação integral de atitudes e valores.
O Ensino Fundamental e Médio, é uma oportunidade para o fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade e tolerância mútua que fazem par da vida social.

Missão Educativa Fundamental e Médio

  • Compreender, atuar e melhorar a realidade;
  • Atitude de valorização da vida em todas as suas manifestações;
  • Capacidade de aprender a aprender;
  • Atitude de autonomia e trabalho cooperativo;
  • Atitude de curiosidade;
  • Utilizar de forma crítica e criativa as diversas formas de linguagem;
  • Compreender e respeitar os processos naturais;
  • Exercício da cidadania;
  • Formação de competências múltiplas;
  • Competência para prosseguir a sua própria educação.