Avaliação

A avaliação no processo ensino aprendizagem caracteriza-se uma das principais ações no espaço escolar, pois nos possibilitam refletir sobre as nossas ações, fazer intervenções e elaborar novas sínteses, novos caminhos para a superação de nossos limites. Compreendemos também que esta tarefa extrapola as necessidades burocráticas legais que nos é imposta (quantificar o que o aluno aprendeu num determinado período e indicar a sua aprovação ou reprovação através, exclusivamente, da nota), para nós o valor da avaliação insere-se na responsabilidade de professores e alunos analisarem coletivamente o caminho da apreensão do conhecimento para que sejam tomadas decisões em conjunto, interpretando o insucesso e o erro enquanto componentes do processo de aprendizagem que faz parte do domínio de novas aprendizagens.

O processo de avaliação estará caminhando, juntamente com a proposta pedagógica da escola e com o papel da Educação Física nesta instituição, sendo assim não podemos pensar numa avaliação punitiva, momentânea, mas sim numa perspectiva processual onde serão observados critérios como: interesse, participação, organização, cooperação, respeito aos materiais e aos colegas, aspectos esses bastante evidentes em situações de aula. Também não seguiremos um esquema de avaliar performance, mas observar o quanto o acervo corporal sofreu modificações. Para isso, é necessário fazer uma observação constante avaliando tal “desenvolvimento”. Para o sucesso avaliativo é preciso que exista transparência e a valorização constante do educando.