Regimento Interno – Colégio São José de Apucarana

1) Horários do “O Girassol”:

* Os portões são abertos às 12h45 e fechados às 18h15.
* O horário das Professoras Regentes é das 13h às 17h40.
* O horário das aulas é das 13h30 às 17h40.

Observação:
* Os alunos que chegarem entre 12h45 e 13h permanecerão sob os cuidados de uma professora auxiliar, no pátio da escola, bem como aqueles que permanecerem entre 18h e 18h15.
* Não será permitida a saída de alunos antes das 17h20, salvo se houver consulta médica, odontológica, psicológica, devidamente avisada via agenda ou pelo telefone 3423-7800.

2) Oração: É um momento onde Professor e os alunos refletem e agradecem a Deus sobre a oportunidade do estudo, da amizade e do convívio fraterno. É realizada no início das aulas.

3) Uniforme: O Uniforme é de uso obrigatório e deverá ser marcado com o nome da criança indelevelmente em cada peça – para que se extraviados, possamos devolver. Para as aulas de BALLET é necessário o traje de “Bailarina”e para as aulas de JUDO o uso de “Kimono”.

4) Agenda: A agenda deve permanecer na mochila ou pasta do aluno, deve ser vista pelos Pais/Responsáveis todos os dias, e caso haja algum bilhete, favor assiná-lo e ficar atento aos prazos estabelecidos. A agenda funciona como um elo de comunicação entre professora e pais ou responsável.

5) Saída antecipada: Abriremos os portões somente a partir das 17h20min, no entanto se você precisar buscar seu filho(a) mais cedo,  é necessário avisar via agenda ou ligar para a escola.

6) Remédio: Se a criança estiver tomando algum medicamento, os Pais deverão anotar a dosagem e o horário na agenda.

7) Brinquedos: Toda sexta-feira a criança deverá trazer de casa um brinquedo, desde que seja compartilhado com os colegas. Assim, pedimos a colaboração dos pais para que obedeçam o dia estipulado pela professora e não enviem brinquedos frágeis ou caros e também os identifiquem, pois estes podem ser danificados ou perdidos.

8) Datas Comemorativas: Alguns Alguns momentos em nossa escola são especiais e, por este motivo, merecem comemorações (apesar de serem opcionais) para isso, é solicitado o pagamento de taxas extras, cujos valores serão determinados e comunicados aos pais via agenda, próximo à festividade, tais como: Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, ballet, judô, Semana da Criança, Formatura e Natal..

9) Lição de casa: Tem como objetivo fazer com que a criança crie responsabilidade e hábitos de estudo. Por isso, os pais devem orientar os(as) filhos(as) na hora da tarefa, mostrando-se sempre presentes e participativos. Os pais devem apenas auxiliar nas tarefas que vão para casa. É a criança, a seu modo, que deve realizá-la.

10) Alimentação/Nutrição: Ver Cardápio! Caso o aluno não possa, por alguma restrição alimentar, ingerir algum dos alimentos descritos no cardápio da escola, será de responsabilidade dos Pais/Responsáveis o envio de lanche especial para o filho, que lanchará em lugar separado das demais crianças, acompanhado de um adulto.

11) Acompanhamento Pedagógico (Pais/Responsáveis): As Reuniões Pedagógicas com os  Pais/Professoras, acontecerão todo bimestre para que vocês tenham ciência do desenvolvimento pedagógico da criança.

12) Deveres dos Pais/Responsáveis:
*Comparecer às reuniões e demais convocações do setor pedagógico e administrativo da escola, sempre que se fizer necessário;
*Acompanhar o desenvolvimento escolar do aluno pelo qual é responsável;
*Encaminhar e acompanhar o aluno pelo qual é responsável aos atendimentos especializados, quando solicitados pela escola.

Adaptação: Os primeiros dias de aula


Neste momento, cada criança tem uma maneira própria de se comportar. Enquanto uns ficam retraídos, outros vibram intensamente e outros choram. Neste período inicial de adaptação, é necessário ter muita paciência, carinho e persistência – tanto da parte dos pais quanto da escola. Para que as crianças possam superar rapidamente e de forma tranquila este período, seguem algumas observações importantes:
1) Explicar claramente para a criança o que vai acontecer quando chegar à escola. Falar do ambiente que irá encontrar, das dependências da escola e dos novos amigos.

2) Falar das pessoas que trabalham na escola, principalmente da professora, a quem poderá recorrer sempre que quiser.

3) Demonstrar muito amor, carinho, segurança e firmeza, tanto em sua voz, quanto em sua postura. Não ceda a chantagens e não se culpe. Assim a criança percebe que os pais sabem exatamente tudo o que vai acontecer, conhecem bem o local onde elas passarão o dia e sabem que ela será muito bem cuidada.

4) Ficar um tempo com seu (a) filho(a) na escola, nos primeiros dias caso ele(a) não esteja adaptado. Os pais podem circular pelas dependências da escola, procurando aproximá-lo (a) das outras crianças. No entanto, evitar entrar em sala de aula ou ficar à porta, pois isso poderá atrapalhar as demais crianças, já adaptadas. Tire todas as dúvidas referentes a esse processo com a professora, orientação e /ou coordenação.

5) A despedida é mais fácil nesta fase inicial quando somente um dos pais acompanha a criança.

6) Ao sair da escola, não se esqueça de despedir do seu filho(a) mesmo que ele(a) esteja distraído(a) caso não se despeça dele(a) sentirá enganado (a) e o dia seguinte poderá ser mais difícil.

7) Não deixar a criança faltar nas duas primeiras semanas de aula. É muito importante que ela apareça todos os dias, mesmo que você precise buscá-la mais cedo.

8) Deixar a criança na escola, mesmo se ela chorar um pouquinho. Estamos preparados para resolver estas situações.

9) Na primeira semana a criança em adaptação, ou seja, aquela criança que estiver chorando, os pais /responsáveis poderão vir buscá-la  mais cedo, ou seja, 16h, para que não fiquem um tempo muito longo afastada de cada. Aos poucos, este período irá aumentando de acordo com a interação da criança.

10) Na segunda semana, ou assim que a professora solicitar, deixar a criança na porta da sala com a professora. Algumas crianças se adaptam mais facilmente quando os pais não permanecem em sala.

11) Quando a criança chegar da escola, procurar fazer apenas comentários positivos. Evitar “interrogatório”, deixando as perguntas para depois da fase de adaptação. Se for necessário, questione sobre aspectos bons evite perguntas como”você chorou?”.

12) Depois que a criança chegar em casa mudar de assunto e não falar somente da escola, a não ser que ela fale. Procurar não insistir a todo o momento para que não chore no dia seguinte, pois isto deixará seu filho(a) ainda mais ansioso(a)
As duvidas, por mais simples que você as considere, devem ser esclarecidas. Não tenha vergonha de demonstrar como se sente com a permanência de seu (a) filho(a) na escola, pois os profissionais que atenderão conhecem o desenvolvimento infantil e poderão ajudá-lo muito nesse processo. Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento é preciso respeitar.
Ficamos felizes por você ter escolhido o “Centro de Educação infantil O Girassol”.
Contamos com a sua colaboração!
Coordenação e Equipe.

ACOLHIDA!

O que é A Acolhida?

Acolhida é o recebimento da criança pela Professora(s) e seus colegas de sala!
Acolhida acontece assim que o aluno chega em sala de aula!
Para que a Acolhida aconteça conforme  o CRONOGRAMA DIÁRIO – é preciso que a Mamãe/Papai  proceda da seguinte maneira:

* Entregar seu filho para a Professora Regente ou auxiliar (não adentrar em sala, pois é o espaço somente do aluno e seus professores)

* Despedir-se assim que chegar na porta da sala de aula.

* Este tempo de 30 minutos é reservado para que os alunos cumprimentem-se, contem as novidades… assuntos dos mais variados… Neste momento, as atividades são livres, a Professora não direciona quaisquer tarefa. São os 30 minutos de espontaneidade, pois a Professora ainda encontrar-se-á a porta da sala(ou em outro local) recebendo os demais colegas!

Observação: Nestes 30 minutos podem acontecer pequenos desentendimentos e este é o espaço e a hora corretas onde a criança pode exercitar sua autonomia, resolvendo ou tentando resolver suas primeiras questões. Destes 30 minutos a criança dentro de sua autonomia deve encontrar seu lugar (dentro da sala) e posicionar seus materiais rotineiramente como faz todos os dias. Papai/Mamãe, não façam isto por elas.

 


  Muito Obrigada,

EMILIANE GUISSO PATZER
Coordenação e Equipe