FINALIDADE
O Centro de Educação Infantil “O Girassol” propõe:
- Criar um ambiente seguro e agradável, que facilite a adaptação da criança, suavizando as dificuldades próprias dessa primeira saída do lar;
- Predispor ao educando às modificações de comportamento para obter gradualmente o controle de si mesmo, alcançando o melhor relacionamento com o grupo;
- Proporcionar condições para que as crianças desenvolvam, dentro de uma consciência comunitária, sua autonomia, suas potencialidades psicomotoras, afetivas, cognitivas, com espírito crítico e reflexivo, por meio de experiências, assimilações de valores cristãos como o conhecimento e amor a Deus, estimulando seus dons, no momento exato em que estão propensos a se manifestar espontaneamente.
Objetivos
- Desenvolver harmonicamente nos educandos as atividades físicas, morais e intelectuais, procurando fazer amadurecer neles o sentido de liberdade, o espírito de iniciativa e a personalidade em contexto comunitário;
- Desenvolver a formação do aluno conscientizando-o de que o homem só é formado quando alicerçado em ideais democráticos;
- Fazer compreender os direitos da pessoa humana, do cidadão do Estado e da Família;
- Proporcionar o desenvolvimento do respeito à dignidade e as liberdades fundamentais do homem;
- Desenvolver o fortalecimento da unidade nacional da solidariedade internacional;
- Despertar o interesse pelo trabalho humano, quais as implicações sociais dele decorrentes e que a realização profissional implica em constante aprimoramento;
- Proporcionar experiências indispensáveis para o conhecimento técnico e prático das bases científicas e tecnológicas dos processos produtivos, que permitam compreender o trabalho como força criadora e transformadora de riquezas.
Função
A função do Centro de Educação Infantil “O Girassol”, é procurar em seu projeto, a realização da pessoa global, oferecendo, com coerência e responsabilidade através do seu conjunto, propostas culturais que favoreçam o crescimento integral do educando e educador.
O lema do Centro de Educação Infantil “O Girassol” é
Educar é Educar para a Fraternidade”.
Especificamente “O Girassol” propõe:
-
- Criar uma comunidade Educativa, onde educador, educando e família sejam sujeitos de seu próprio desenvolvimento;
-
- Descobrir e desenvolver aptidões e habilidades em função de uma posterior especialização profissional;
-
- Oportunizar vivências comunitárias, preparando o aluno para assumir a responsabilidade de uma renovação da comunidade onde vive;
-
- Promover atividades esportivas, religiosas e culturais;
-
- Criar condições para um ambiente de fé, sinônimo de uma vida pessoal e comunitária, compromissada à luz da pessoa de Cristo.
Fundamentos Didático-Pedagógicos
Construção da Identidade e da Autonomia
A identidade é um conceito que ao definir, constitui-se pela diferença entre as pessoas nas mais diversas características.
A autonomia, capacidade de se definir, conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal bem como a do outro, é o princípio de toda ação educativa do corpo docente nessa faixa etária da criança.
O exercício da cidadania é um processo que se inicia desde tenra idade, quando se possibilita às crianças oportunidades de escolha, de tomar decisões. Ao mesmo tempo, a tarefa pedagógica cria situações para que as crianças sejam solicitadas a prestar ajuda às outras, desenvolvendo a prática de ações solidarias.
Auto – Estima
É importante lembrar que a auto-estima que a criança desenvolve é, em grande parte, reflexo da atuação dos adultos a seu respeito. Da atuação do grupo adulto, tanto na escola como nos outros grupos sociais, sua postura, linguagem, expressão e o grau de confiabilidade no potencial infantil determinam o grau da crescente valorização de si mesma.
A demarcação do espaço coletivo e individual, o trabalho com seu nome e o acompanhamento dos pais, favorece a formação do sentimento de grupo, os progressos na construção da identidade, autonomia e autoconfiança. A inserção no grupo não anula sua individualidade.
O trabalho do corpo docente pauta-se na responsabilidade, compromisso e confiança mútuas, uma vez que a Filosofia do Colégio é construir a sua própria identidade na valorização da auto-estima do ser humano.
Interação
A interação é fator primordial no desenvolvimento das atividades grupais e também, em grande parte, nas individuais.
Desenvolver atitudes de respeito às particularidades do grupo social, suas diferenças de temperamento, habilidades, conhecimento, gênero, etnia, credo religioso e crianças com necessidades especiais, e trabalho constante em todo o período escolar.
A presença dos familiares como elementos integradores constitui-se num recurso interessante na medida em que exemplifica a criança a cooperação e a sua inserção no meio escolar.
Problemas de difícil relacionamento são cuidadosamente discutidos e analisados, buscando suas causas para que se possa definir os melhores encaminhamentos para solução ao invés de se aplicar atitudes corretivas e arbitrárias.
Jogos e brincadeiras
Os jogos e brincadeiras cotidianamente fazem parte do planejamento das atividades em articulação com outros eixos de trabalho, uma vez que possibilitam a interação do grupo, divisão de responsabilidades, instalação de hábitos e atitudes necessários a todo trabalho, tanto escolar como rotineiro e pessoal, valorizando a relação interpessoal.
O espaço do “faz-de-conta” contagia, contribui para a compreensão da realidade que cerca a criança e ocasiona mudanças nas suas estruturas mentais.
Embora a criança na escola participe de diversas modalidades esportivas e recreativas, as atividades de “faz-de-conta” proporcionam o pensamento simbólico e a situação imaginaria, pois, nessa fase, o que antes era determinado pelos objetos à sua volta, passa agora a ser regido pelas idéias.
A brincadeira representa a possibilidade da solução de uma situação de conflito e ao mesmo tempo requer certas regras de comportamento que devem ser coerentes com o que se quer representar, estabelecendo relações sociais com as outras pessoas e desenvolvendo suas funções psíquicas superiores: a abstração, memória, generalização, percepção e atuação.
Essas atividades, tanto dirigidas como espontâneas, são cuidadosamente previstas e planejadas pelo corpo docente, possibilitando o acompanhamento e avaliação constantes.